Olá, amigas e amigos. Hoje vamos falar sobre a minha passagem a frente do Mulheres Republicanas. Tive a satisfação de assumir o PRB Mulher em 2011 e, já imbuída da responsabilidade que me aguardava, firmei o compromisso de travar uma batalha pela garantia, ampliação e efetividade dos direitos das mulheres. Mas como faria essa luta reverberar pelo país?
Como uma de minhas primeiras ações, realizei um congresso só para mulheres, com o objetivo de incentivar a participação feminina na política. Foram dias de muito aprendizado e o momento de intensificar a conscientização sobre o papel das mulheres.
De 2011 a 2012, percorri o país para montar as bases do PRB mulher, concomitantemente com o cumprimento do meu mandato na época, então deputada estadual. Em 2013, tive a grata satisfação de realizar o primeiro congresso nacional de militância feminina e vi crescer a dimensão de nossas ações.
Em 2012, o partido conseguiu eleger 149 vereadoras e dez prefeitas em todo território nacional. Em 2016, ainda realizando um intenso trabalho pela causa, elegemos 250 vereadoras, dez prefeitas, muitas vice-prefeitas e várias mulheres no comando de importante secretarias.
E assim, seguimos firmes à frente do PRB Mulher, mantendo meu propósito de implementar políticas públicas para as mulheres, combater a desigualdade e aumentar a representatividade feminina no Legislativo.
Pulando para 2020, tivemos um ótimo resultado, comparado com anos anteriores. No ano passado o Republicanos aumentou o número de mulheres nas câmaras municipais e prefeituras para o mandato 2021-2024. A sigla elegeu 30 prefeitas, 35 vice-prefeitas e 373 vereadoras. No pleito de 2016, eram 11 prefeitas, o que representa um aumento de 172%. O aumento na vereança, por exemplo, ressalta o crescimento do partido em 63% com relação à eleição anterior, em 2016, quando 228 mulheres venceram as eleições.
Esse ano de 2021 chegou trazendo mudanças e muitas conquistas também. Estou passando a liderança da Secretaria Nacional do Mulheres Republicanas à deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Tia Ju, para me dedicar à 4ª Secretaria na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para a qual fui eleita recentemente.
Junto com a nossa equipe, pudemos fazer do movimento “Mulheres Republicanas” uma das maiores militâncias do nosso partido. Agradeço a pessoa do deputado Marcos Pereira, que confiou no nosso trabalho, no nosso planejamento, e na nossa estratégia que desenvolvemos ao longo desses anos. Quero desejar a Tia Ju, sucesso na sua jornada e no seu desafio. Ela é uma deputada atuante, devotada, comprometida, visionária, e tenho certeza que fará muito mais do que aquilo que nós começamos. Quero agradecer a cada secretária estadual, cada secretária municipal que deu a sua vida, que deu o seu coração, que deu a sua crença, sua força, pelo trabalho das mulheres republicanas.
Meu maior anseio é que cada estado tenha recursos orçamentários para implementar, de maneira efetiva, políticas para incentivar todas as mulheres a participarem da vida política do meu país e assim, a cada dia mais aumentarmos o número de representantes mulheres em todo país.