O Ministério da Saúde assinou duas portarias que oficializam o aumento da remuneração dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A medida diz respeito a PEC 22/11 (Proposta de Emenda à Constituição), aprovada na câmara dos deputados, que instituiu o piso salarial nacional desses profissionais.
A deputada Rosangela Gomes, que tem entre suas áreas de formação o curso de enfermagem, sabe da importância dessa categoria para a saúde e atendimento da população e votou a favor da PEC quando esteve em debate no plenário.
De acordo com Rosangela, “Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são fundamentais para as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país. Além disso, frente as dificuldades da pandemia, esses profissionais tiveram um papel fundamental na luta contra a Covid-19, muitas vezes pagando com sua própria vida o preço de ajudar a população brasileira”.
A estimativa é que mais de 280 mil profissionais em todo Brasil sejam beneficiados. Além da remuneração, o Ministério da Saúde, por meio do programa Saúde com Agente, vai capacitar mais de 200 mil agentes em todo Brasil com formação técnica, para qualificar o trabalho prestado por eles para o SUS.